terça-feira, 13 de fevereiro de 2007
Apenas a Língua portuguesa nos permite escrever isso...
Ensinar a pensar
O poeta que liga
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007
Nova técnica pode reduzir a ressaca de vinho
Preservativos usados nos vinhos podem causar reações alérgicas
Cientistas espanhóis desenvolveram uma nova técnica de preservação de uvas usadas em vinhos que pode reduzir os efeitos da ressaca.
Atualmente, a maioria dos vinhos produzidos em larga-escala usa dióxido de enxofre como preservativo, uma substância que pode causar reações alérgicas, como dores de cabeça e asma.
Os pesquisadores da Universidade Técnica de Cartagena descobriram que o ozônio tem 90% da eficácia do dióxido de enxofre na preservação de uvas frescas para a produção de vinhos, sem apresentar efeitos colaterais.
Além disso, as uvas conservadas em ozônio têm até quatro vezes mais antioxidantes, de acordo com o estudo, publicado na revista especializada Chemistry and Industry.
Para Francisco Artes-Hernandez, coordenador da pesquisa, as descobertas trazem “grande esperança”.
“Essa é uma nova técnica que poderia ser usada para preservar uvas e ajudar a prevenir alergias e ao mesmo tempo aumentar os componentes saudáveis do vinho”, disse.
Sulfitos
Segundo Andrew Waterhouse, especialista na produção de vinhos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a técnica poderia ser aplicada também para substituir os sulfitos, substâncias adicionadas aos vinhos prontos para prolongar sua longevidade.
Segundo Waterhouse, nem todos os produtores de vinho usam dióxido de enxofre, já que atualmente as uvas não são mais armazenadas por longos períodos.
“O processo com ozônio poderia ser adaptado para substituir os problemáticos sulfitos (…), criando a possibilidade de vinhos mais saudáveis e antialérgicos”, disse Waterhouse.
Há indicações de que os sulfitos causam reações alérgicas em pessoas que têm sensibilidade a essas substâncias, fazendo com que acordem de ressaca mesmo sem terem bebido em excesso.
Especialistas britânicos, no entanto, disseram que, além do dióxido de enxofre e dos sulfitos, existem outras substâncias nos vinhos que podem causar reações alérgicas.
“O dióxido de enxofre é a causa mais comum dessas reações, mas não a única. Por isso, o novo método pode não resolver o problema para todas as pessoas”, disse a porta-voz da organização Allergy UK.
Segundo ela, as histaminas e os taninos - substâncias naturalmente presentes nos vinhos, principalmente tintos – também podem causar reações como coceiras, irritações na pele, diarréia e asma.
Era só o que faltava!!!!
Empreendedorismo, saber e atitude
Construção do saber extemporâneo Alguma vez na vida você já esteve pensando: - Puxa se há dez anos atrás eu tivesse a experiência de vida que tenho hoje, certamente faria diferente, faria melhor ou teria uma grande vantagem competitiva!!
Agora pensando bem, cada pessoa tem ou é o resultado do seu esforço e ações visando metas preestabelecidas. Para o sociólogo “o homem é influenciado pelo meio em que vive”, os nutricionistas diriam que “se é o que se come”. Acredito ser o homem um feixe de hábitos, é o que faz repetidamente em sua vida. Por exemplo: focar-se em resultados positivos...
Leia a íntegra do texto de Carlos Lemos na seção Prata da casa
Por que ser uma boa pessoa?
Para a maior parte das pessoas, a pergunta "por que ser bom?", distinta do ato de simplesmente obedecer à lei, é simples: Deus ordena que sejamos bons, porque a Bíblia assim exige, porque as pessoas boas vão para o céu e as más vão para o inferno. A grande maioria deriva sua moralidade da religião, o que não significa dizer que todas as pessoas religiosas sejam morais, ou de bom caráter; longe disso. Mas é fácil entender por que uma pessoa que acredita
domingo, 11 de fevereiro de 2007
O nariz
Por Luis Fernando Veríssimo
Leia a íntegra do texto de Veríssimo na seção Clássicos.
A maravilhosa arte de colocar elefantes em caixas de fósforos
Onde a saúde não tem saída, é sadia e sábia para manter a qualidade de vida
A questão da psicologia
Trabalhando
Estamos trabalhando. Entre troca de idéias, do tipo... qual é o melhor modelo que o Blogger nos oferece e, acima de tudo, para escolher o melhor modelo que se adapte ao estilo antigo do Site Extemporâneo.
Aos poucos o Blog vai tomando forma. Colaborações sempre são bem vindas. A dúvida maior é: como colocar o logo do Extemporâneo no cabeçalho do Blog? Eu sei que dá, mas ainda não descobri. É em HTML!!!
Abraço, Jarbas.
sábado, 10 de fevereiro de 2007
Sobre o termo
O termo extemporâneo refere-se sobre aquele ou aquilo que não é próprio do tempo em que está há manifestar-se. No sentido gramatical, o dicionário Aurélio faz referência sobre aquilo que está propriamente antes do decurso normal de seu tempo; ou que está ou vem fora do tempo próprio; inoportuno. No Blog não temos a pretensão de nos colocarmos como inoportunos.
Por outro lado, o termo é válido para explicitar nosso propósito pedagógico. Se analisarmos a acepção da palavra, pode-se perceber que há, sob forma implícita, algo incongruente que está a provocar constantemente ruptura nas relações entre o que assume a forma extemporânea e as demais formas de ser.Toda a ruptura provoca crise e toda a crise nos faz pensar, buscar uma reconstituição para certa “normalidade” do ser, logo, mudança. Sendo assim, toda a transformação guiada por viés pedagógico é produtiva, faz com que o sentido que damos as coisas não se perpetue ou naturalize-se no tempo e sim que evolua sob as mais diversas formas de ser.
Sejam todos bem vindos

